O texto abaixo é uma resposta ao amigo e hoje parceiro Francesco Rulli, presidente da Film Annex, uma plataforma on line destinada a realizadores de filmes, com sede em Nova York e um tráfego diário de doze milhões de novos visitantes por mês.
Francesco está desenvolvendo um projeto para escolas de ensino médio no Afeganistão em parceria com a OTAN e com uma ONG local, com sede em Kabul. O objetivo inicial de Rulli é construir e equipar quarenta salas de informáticas para cerca de cento e sessenta mil jovens afegãos. Ele acredita que a Internet é uma arma fundamental para as novas gerações, passada a ocupação americana e a retirada das tropas da OTAN e da ONU, prevista para 2015.
Passamos horas discutindo detalhes do projeto entre um capucciono e outro, em Wall Street.
Sobre o Afeganistão (tradução livre do original, em Inglês)
Francesco, deveríamos filmar nossos cafés-da-manhã rotineiros... As ideias pululam do cérebro de forma interessante. Seria engraçado assistir depois...
Durante os nosso encontros, temos tido preciosos "brainstorms". E quanto mais pensamos, mais podemos fazer. A combinação de pensamentos e ações pode mudar o sistema de ensino afegão. Não é apenas um prazer ter envolvimento no programa de reconstrução das escolas naquele país, mas é, sobretudo, uma honra.
Devo lhe confessar: tenho aprendido muito com você, Francesco, dividindo ideias e ajudando na elaboração de projetos. Espero poder sempre contribuir contigo, pensando e agindo. (...) Próxima escala: Cabul!
A seguir, o post de Franceso Rulli, em seu blog:
Essa manhã, Vinícius Dônola e eu tivemos nosso café rotineiro depois de deixar as crianças na escola. Vinícius é jornalista no Brasil e é uma das pessoas mais criativas que conheci nos meus vinte e um anos em Nova York.
(...)
Ele tem me ajudado a planejar uma viagem para o Afeganistão para filmarmos a história de Roya Mahboob (fundadora da ONG afegã), documentando sua vida e sua missão. Seguimos discutindo o conceito e a produção.
Manteremos vocês informados.
(...)
Francesco Rulli